Autor Tópico: Solargraphy  (Lida 3864 vezes)

Masculino luigi

• Oh filme a quanto obrigas!
  • Administrador
  • ASA 800
  • Localidade: Lisboa
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
Solargraphy
« em: 29 de Setembro de 2009, 20:51 »

Solargraphy, ou Solargrafia (possível tradução para Português) é um conceito de fotografia Pinhole que explora ao máximo os tempos de exposição. A grande diferença entre ambas é apenas o tempo de exposição que poderá ir de um dia a meio ano.

O principio é simples e as utilizações que têm sido dadas consistem em construir uma Pinhole (por norma em caixas de rolos 135), fixá-la no local da captura, que pode durar dias, semanas ou mesmo meses dependendo da posição, clima e intenção; os corpos celestes que emitirem ou reflectirem luz serão captados pela películas fotográfica e suas trajectórias no céu serão impressas.

Esta técnica não requer a revelação das películas, pois os tempos são tão elevados, que o próprio negativo acaba por reagir e deixar a imagem latente.

Este tipo de fotografia começou a ser explorada no ano 2000, mas apenas ganhou força e relevância há dois anos atrás, quando Tarja Trygg’s, pesquisadora da universidade de Helsink na Finlândia, criou um site dedicado à técnica e onde podemos visualizar os diversos resultados apresentados pelos vários colaboradores de diversas partes do mundo.

No site http://www.solargraphy.com além da galeria, poderão encontrar vários tutoriais sobre como criar a vossa Pinhole, os tempos a utilizar, entre outras informações.

Alguns links úteis:
www.solargraphy.com
www.pinholeresource.com
http://free.art.pl/solaris/solaris/Home.html
www.laterna.net/laterna/press.php?ID=trygg
www.alternativephotography.com/articles/art108.html
http://www.flickr.com/groups/solargraphy
Últimas Revelações: Rollei Retro 400 em Rollei RHS 1:9, Agfa Ortho CP-G Plus em Agfa Rodinal 1:100, Rollei Retro 400 em Kodak XTOL , ver mais...

Se eu podia fotografar com uma máquina digital?
Podia, mas não era a mesma coisa!

star0nfire

• Visitante
Re: Solargraphy
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2009, 20:56 »
Hmm, isto interessou-me. Até sou capaz de experimentar..  ;)

filipe

• ASA 400
  • digital is for sissies
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2009, 20:59 »
desconhecia por completo..
pra já, a questão temporal da coisa interessa-me particularmente  ::)

Masculino nelson oliveira

• ASA 100
  • Localidade: Santa Iria da Azoia
« Responder #3 em: 30 de Setembro de 2009, 13:53 »
Isto é muito louco...e por acaso até já tinha visto umas brincadeiras do género...
Só não tinha visto a pinhole camera feita com a caixa do rolo...o que me agrada...
Ou seja...vou fazer esta treta com toda a certeza...até porque a minha varanda tem uma vista linda para as lezírias do Tejo e o nascer do Sol ali é fascinante...

A única questão é...
Quem me vai revelar a brincadeira?
Mesmo expondo apenas dois ou três dias não é preciso revelar?
Assim de repente estou a lembrar-me de ti Luigi :D
Damnant Quod Non Intelligunt

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #4 em: 30 de Setembro de 2009, 15:01 »
Não é preciso revelar, como excedes os tempos de exposição das emulsões em milhares de vezes, a imagem acaba por aparecer sem necessitar de revelar.

No entanto confesso que não percebi bem o que usam, se papel ou negativos, pois encontrei referências a ambos, mas é uma questão de pesquisares e leres os tutoriais.
Últimas Revelações: Rollei Retro 400 em Rollei RHS 1:9, Agfa Ortho CP-G Plus em Agfa Rodinal 1:100, Rollei Retro 400 em Kodak XTOL , ver mais...

Masculino eddie

• ASA 400
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2009, 15:10 »
Como?? Explica lá essa que eu agora não percebi...então excede o tempos de exposição em milhares de vezes..ok... então e isso é o quê? Uma auto-revelação? Então e depois, a imagem aparece e não é preciso revelar, fixar, nada? É só tirar da maquina e pronto? Isso é melhor que Polaroid!!!  :D :D

Masculino UnExposed

• ASA 100
  • Localidade: Porto
    • Galeria de Flickr
« Responder #6 em: 30 de Setembro de 2009, 15:13 »
E aparece com cores em papel preto e branco..!

Feminino Anali

• ASA 400
  • Localidade: Lisbon
  • My name is Ana.....Holg'Ana
    • Galeria de Flickr
« Responder #7 em: 30 de Setembro de 2009, 15:59 »
É milagre !!!  ;D ;D ;D

Brincadeiras à parte, desconhecia por completo esta técnica fotográfica, e fiquei muito interessada e curiosa para experimentar e vêr os resultados....

I'll be back..... muahahahahahahah

Masculino nelson oliveira

• ASA 100
  • Localidade: Santa Iria da Azoia
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2009, 16:13 »
É milagre !!!

São rosas senhora...são rosas :D

Eu também quer-me parecer que vou dar cabo de um rolito a cortá-lo aos bocadinhos pra testar isto...
Tenho que perceber é se B&W C41 serve...
Damnant Quod Non Intelligunt

filipe

• ASA 400
  • digital is for sissies
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2009, 16:44 »
E aparece com cores em papel preto e branco..!

isso é que me deixa mesmo  ::)

se pensarmos bem, qq objecto em prata se exposto muito tempo à luz tende a escurecer.. daí o amiúde polimento..
o princípio será o mesmo.. com a diferença da 'queimadura' ter alguma definição.. proporcionada pelo efeito óptico do buraco..

penso que será qq coisa dentro disto  :-\

pus agora um bocado de filme a apanhar luz.. amanhã logo se vê  ;D

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #10 em: 30 de Setembro de 2009, 16:52 »
No chemicals are needed in making a solargraph. Solargraphs diverge from a conventional pinhole photograph: the exposure times are much longer than we are used to do. The short exposure time of the latent photograph in pinhole photogaphy will be visible as normal in developing it. But in solargraphy after a long exposure all the tracks of the Sun are already visible on the emulsion. Although there is a piece of black and white photosensitive paper inside the pinhole camera the result will be in colour.

The overexposured paper negative will be scanned in a dim room and the negative will be inverted on a computer.

http://www.solargraphy.com/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=14

Masculino eddie

• ASA 400
« Responder #11 em: 30 de Setembro de 2009, 17:12 »
Fantástico! E ainda há quem se suicide por falta de novidades na vida... :D

filipe

• ASA 400
  • digital is for sissies
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2009, 17:27 »
isto fez-me lembrar uma das primeiras aulas do curso de fotografia que fiz à uns anos e de uma experiência feita então pelo prof..

no início da aula foi à câmara escura tirar uma folha de papel da caixa e trouxe-a cá para fora..
pô-la na mesa, e sobre ela dispôs vários objectos não opacos..
no final da aula estava feita uma 'fotografia'  ::)

o problema põe-se é na conservação.. mesmo que guardada ás escuras não aguenta muito tempo..
não sei agora é como será com negativos.. mas penso que o tempo de vida seja tb consideravelmente bem mais curto que os expostos e revelados normalmente..

nunca me tinha era passado pela cabeça aliar isto a pinhole.. ainda bem  ::)

se*Mente

• ASA 25
« Responder #13 em: 30 de Setembro de 2009, 18:09 »
lol!

Que Brutalidade....:)

Só a perspectiva  de pensar que ficam registados os movimentos dos vários corpos celestes...

Thks pela partilha!

hertizel

• Visitante
« Responder #14 em: 30 de Setembro de 2009, 18:16 »
Não percebo nada disto e agora não tenho tempo nem paciência para pesquisar, mas a questão de cores em papel pb tem uma explicação simples: papel de cor para processo molhado...