Autor Tópico: Compras fora da comunidade europeia e as taxas alfandegárias  (Lida 11146 vezes)

Masculino luigi

• Oh filme a quanto obrigas!
  • Administrador
  • ASA 800
  • Localidade: Lisboa
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
Aproveitando o post que acabei de colocar noutro fórum, passo para aqui também a informação actualizada sobre o pagamento de taxas alfandegárias na importação de produtos fora da Comunidade Europeia.

- Até 45€ não há qualquer custo e caso a encomenda pare na alfandega é novamente fechada e colocada em circulação.
Em última análise poderá ser pedido para se fazer prova do valor pago através da apresentação do comprovativo de pagamento, seja ele estrato de paypal e ID do ebay ou mesmo o extracto do cartão de crédito.

- De 45€ a 150€ pagamos Iva (20%), taxas aduaneiras (perto de 1€) e taxas de CTT1 (Entre 3 a 15€ dependendo da forma de transporte*).

- De 150€ para cima, são os custos acima indicado, mais a taxa referente à categoria do produto que está designada numa tabela existente no site deles e que eu não consigo agora encontrar, no entanto para fotografia segundo me lembro penso que são cerca de 15%.

Relativamente às contas são sempre feitas sobre o valor total pago pela encomenda e não o valor do produto:
DA = (vm+dt+seg+od) x taxa dos direitos
DA – direitos aduaneiros
vm – valor mercadorias
dt - despesas transporte
seg - seguro
od -  outras despesas

1
€ 2,50 por encomenda ou pacote postal (*)
€ 4,40 por sacos especiais (malas) (*)
€ 5,18 por objectos EMS (*)
€ 10,88 para objectos  QUICK INTERN provenientes da
Suíça (*)

(*) Preços sujeitos a aplicação IVA à taxa legal em vigor

Para mais informações, consultar a pauta aduaneira:
http://www.dgaiec.min-financas.pt/NR/rdonlyres/58458FF7-A1F0-46BE-BAC8-38F4644F714D/0/minuta_esclarec_desalf_encom_postais.pdf

Últimas Revelações: Rollei Retro 400 em Rollei RHS 1:9, Agfa Ortho CP-G Plus em Agfa Rodinal 1:100, Rollei Retro 400 em Kodak XTOL , ver mais...

Se eu podia fotografar com uma máquina digital?
Podia, mas não era a mesma coisa!

Masculino UnExposed

• ASA 100
  • Localidade: Porto
    • Galeria de Flickr
Re: Compras fora da comunidade europeia e as taxas alfandegárias
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2009, 15:37 »
Só uma nota, o valor que eles consideram não é apenas o do produto... é a soma do valor do produto aos portes. Acho isto uma estupidez pegada, mas costuma ser assim...

Alguém pode comentar se isto é mesmo assim?

Abraço

hertizel

• Visitante
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2009, 15:42 »
É assim, é, e sim, é uma estupidez pegada. Já agora recupero um post meu de outro fórum que também pode interessar:

Nunca, mas mesmo nunca, nunca, caso façam compras fora da UE, aceitem que vos enviem a encomenda via FedEx.

Comprei uma objectiva para a Bronica por 29.95 dolares + 30 para portes. Como o total custo + portes + alfandega ainda assim ficava barato para a objectiva em questão, com a vantagem de ser um grande vendedor de material fotográfico, com as garantias a isso inerentes, mandei vir. O custo elevado dos portes, atribui-o à FedEx - ok, serviço mais rápido e eficiente, garantia de não se perder pelo caminho, é justo. Pensei eu...

Recebi hoje um mail da FedEx tuga para o desalfandegamento. Os chulos vão-me cobrar 60€ de "custos administrativos" + o valor da alfandega!!!! Pior, se eu quiser desalfandegar por meios próprios (uma dificuldade do caraças, entregar uma cópia da factura do paypal e preencher um papel), ainda assim, cobram-me 42€ (!!!!!!) só para me entregarem os papeis necessários. Se isto não é a maior chulice do mundo, não sei bem o que é. E pior, dizem que só guardam a encomenda nos armazens 5 dias úteis após a chegada, após o que enviam de volta ao remetente. Ou seja, nem sequer tenho tempo de grandes reclamações junto de entidades competentes, que nem sei bem quais são.

Enfim, fica aqui o relato. FedEx nunca!

Isto acabou por ser uma das minhas maiores sagas no que a compras do ebay diz respeito. Tive mesmo de pagar cerca de 60/70 euros (taxas + taxa chulice da fedex) e ainda por cima era a objectiva errada! Valeu-me o vendedor, que aliás acompanhou o caso todo sempre com uma cordialidade impressionante, que simplesmente devolveu-me o dinheiro na totalidade (preço + portes) e ofereceu-me a objectiva errada.

Feminino Monica

• ASA 50
  • Localidade: Palmela
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2009, 15:44 »
Também confirmo. Levantei esta semana um artigo que parou na alfândega e que as taxas foram aplicadas sobre o total que paguei ao fornecedor, ou seja, produto + portes.

Masculino UnExposed

• ASA 100
  • Localidade: Porto
    • Galeria de Flickr
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2009, 16:05 »
hertizel, também já me aconteceu algo semelhante, com a UPS. Fiz um escandalo pois tinha de pagar quase tanto quanto custava o que tinha encomendado.
É alto esquema que eles fazem, e as pessoas ou pagam ou estão bem lixadas....

Enfim...

Masculino Horus

• ASA 400
  • Localidade: Oeiras
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2009, 16:17 »
Também já me aconteceu com vários produtos, inclusivé alguns de valor irrisório (que não tive de pagar nada mas tive a chatice de ter de enviar a documentação).

A última compra que fiz foi proveniente da Suiça e eu nem tinha reparado. Por sorte não parou na alfândega senão era logo uma porrada de taxas...

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2009, 16:36 »
UnExposed obrigado pelo apontamento, já o inclui no texto inicial.

É uma questão ridícula, mas no fundo temos de compreender que de outra forma estavas a abrir portas à passagem sem direitos aduaneiros, pois passávamos a diluir o valor da encomenda no dos portes.
Últimas Revelações: Rollei Retro 400 em Rollei RHS 1:9, Agfa Ortho CP-G Plus em Agfa Rodinal 1:100, Rollei Retro 400 em Kodak XTOL , ver mais...

aventurinha

• Visitante
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2009, 18:05 »
se mandar vir alguma coisa da Ucrania, visto não pertencer à união europeia, tenho de pagar taxas?

hertizel

• Visitante
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2009, 18:12 »
se mandar vir alguma coisa da Ucrania, visto não pertencer à união europeia, tenho de pagar taxas?

Yep. Acho que foi lá que comprei uma Zenit e não me safei...

aventurinha

• Visitante
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2009, 18:19 »
damn!! tava a pensar comprar uma kiev 88cm, assim os preços upa upa

Masculino Horus

• ASA 400
  • Localidade: Oeiras
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2009, 19:05 »
Um conhecido meu envio-me uma objectiva este mês de algum valor, da Ucrânia. A encomenda parou na alfândega e não me cobraram nada.

Digo isto porque a encomenda veio vedada com a fita cola da alfândega, caso contrário nem sabia que lá tinha estado pois não recebi nenhuma notificação...

Foi sorte, com certeza.

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2009, 23:24 »
Foi sorte, com certeza.

Depende de como o material foi declarado, mas acredito que tenha sido sorte, pois eles desconfiam muito de envios que não são compras e obrigam sempre a provar que não se trata de uma compra e isso é sempre muito difícil e complexo.

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #12 em: 08 de Dezembro de 2009, 15:14 »
Mas tenham atenção quem faz encomendas regulares de fora do espaço intra-comunitário, pois a DGAIEC está a começar a cadastrar os importadores e quem pratica compras regulares pode estar sujeito a normas especiais e não ter direito a franquias nem isenções de nenhuma espécie e, caso não estejam devidamente regularizados junto das Finanças relativamente a actividades de importação, podem vir a ter aborrecimentos que saiem sempre caros...

Já não era sem tempo, desde 12/1/1992 que têm autorização para isso...

Feminino Diandra26

• Sem rolo
  • Localidade: porto
« Responder #13 em: 09 de Julho de 2010, 13:25 »
VIM TER ao forum precisamente por andar a pesquisar sobre as taxas

acho ridiculo e como sempre somos quem fica com o prejuizo neste País de taxosos...

ha tempos ganhei um premio num blog de moda.o premio consistia num voucher de 100dolares,onde poderia escolher a peça no site internacional pertencente aos EUA.

Muito bem,eu escolhi a peça.não gastei nada porque como é obvio,era um premio.

Passado uns dias telefonam-me da UPS  a dizer que tenho de pagar taxas alfandegárias. e eu explico a situação indicando que não tenho de pagar nada uma vez que era um premio etc e tal.

Pois bem,tinha 5 dias para pagar ou devolver e imaginem o valor----78€!!! de taxa disto e daquilo e que não havia nada a fazer.Ou pagava ou ia devolvido.

Tive de pagar e a empresa dos EUA ficou de me enviar o montante para o paypal,pedindo imensas desculpas pelo incomodo e que não percebem o que se passou.

Ou seja,não tempos poder nenhum nem para reclamar nem para nada. é PAGAR E TÁ ANDAR!

este País tá cada vez pior.

Masculino luigi

• Administrador
  • ASA 800
    • Site pessoal
    • Galeria de Flickr
« Responder #14 em: 09 de Julho de 2010, 17:55 »
VIM TER ao forum precisamente por andar a pesquisar sobre as taxas

acho ridiculo e como sempre somos quem fica com o prejuizo neste País de taxosos...

ha tempos ganhei um premio num blog de moda.o premio consistia num voucher de 100dolares,onde poderia escolher a peça no site internacional pertencente aos EUA.

Muito bem,eu escolhi a peça.não gastei nada porque como é obvio,era um premio.

Passado uns dias telefonam-me da UPS  a dizer que tenho de pagar taxas alfandegárias. e eu explico a situação indicando que não tenho de pagar nada uma vez que era um premio etc e tal.

Pois bem,tinha 5 dias para pagar ou devolver e imaginem o valor----78€!!! de taxa disto e daquilo e que não havia nada a fazer.Ou pagava ou ia devolvido.

Tive de pagar e a empresa dos EUA ficou de me enviar o montante para o paypal,pedindo imensas desculpas pelo incomodo e que não percebem o que se passou.

Ou seja,não tempos poder nenhum nem para reclamar nem para nada. é PAGAR E TÁ ANDAR!

este País tá cada vez pior.

Atenção que a coisa não funciona bem assim.
Desde o momento em que faças prova de que a encomenda era na realidade um prémio, a alfandega não te poderá cobrar rigorosamente nada... a dificuldade por vezes é conseguir fazer essa prova.

O grande problema aqui foi a encomenda vir por UPS e não por CTT, pois o tipo de tratamento, esclarecimento e custos são muito, mas muito diferentes.